sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

1º JavaBahia nas Faculdades de 2011

Local: Faculdade AREA1
Sala: 202 Subsolo
Data: 26/02/2011 (sábado)
Horário: 9:00 às 12:00
Entrada: Gratuita
Programação:

1) Vraptor: um framework web opensource desenvolvido pela Caelum (http://www.caelum.com.br/).
Palestrante: Alabê Duarte (eu mesmo)


2)  WebIntegrator: O quê? Por quê? Como? Desmitificando o que é o WebIntegrator, as razões para escolhê-lo como ferramenta de desenvolvimento e como preparar o ambiente para usá-lo.
Palestrante: Lucano Borges (http://bahiaonrails.blogspot.com/)

3) Unconference( Uma palestra em que todos podem ser o palestrantes, um bate papo).
"A Era da interação": A importância de um profissional/estudante participar de uma comunidade





Como vou apresentar, aqui fala um pouco sobre o VRaptor logo abaixo. Após a apresentações o blog vai estar recheado de posts sobre o mesmo.

Resumo Apresentação VRaptor:

Já é fato que as linguagens mais modernas e os seus frameworks, como o Ruby on Rails, revolucionaram a maneira de desenvolver aplicações para web. Cada vez mais as arquiteturas estão mais voltadas para a regra de negócio e, por conseguinte, configurações de infra-estrutura já não é o tipo de preocupação que o desenvolvedor necessita ter, até pela maturidade dos frameworks, especificações e tudo mais. Em outras palavras, o conceito de "Convention over Configuration" (CoC) está sendo empregado no mundo do desenvolvimento caindo como uma luva para os desenvolvedores, onde agora o foco está cada vez mais próximo da regra de negócio, já que, por convenção, determinadas configurações em xml, por exemplo, já não são necessárias.

Falando em Java, muito se fala também pela sopa de letrinhas que estão relacionadas para desenvolvimento Java web. Cada framework web tem um mapeamento no web.xml, um ou varios arquivos de configuração xml para definir rotas, controladores, etc, e é necessário também conhecer determinadas taglibs para interação com os dados nas jsps.
Obviamente, existem muitos frameworks no mercado, cada um com as suas vantagens e desvantagens, e o VRaptor é mais um de tantos que existem. Entretanto, o VRaptor vem ganhando espaço por "implementar" o conceito do CoC, encapsular detalhes de comunicação HttpServletRequest, sendo baseado em POJO's e anotações, além de não interferir, ou melhor, interferir o mínimo necessário na camada de apresentação pois a única coisa que se utiliza é o famoso JSTL, dando liberdade para o desenvolvedor fazer o que quiser, seja usando jQuery, Extjs ou derivados. 

O VRaptor é um framework opensource desenvolvido pela Caelum (http://www.caelum.com.br/) e a documentação é vasta, em português (sim, o VRaptor é um framework brasileiro). O "core" do framework é todo em cima do spring, o que facilita a integração com o mundo de facilidades que o spring provê, e a filosofia que o VRaptor tenta passar para a comunidade é de ser um framework MVC puro, onde não há necessidade de aprender nada de extraordinário para que tenha proveito do seu potencial. 

Convido a todos para assistirem essa palestra introdutória ao framework, e não tenho intenção de evangelizá-la no sentido de recriminar as outras tecnologias (que também possuem, e muito, o seu valor), porém acho que o VRaptor merece a atenção de todos nós.

Mais informações podem encontrar no site oficial: http://vraptor.caelum.com.br/

abraços! Compareçam

Nenhum comentário:

Postar um comentário